Qual a quantidade correta de cloro para piscina?

Otavio Fortyflex
2 min readJun 22, 2021

--

A aplicação depende de vários fatores.
Inicialmente, é preciso saber o volume da piscina, isto é, sua litragem. A partir disso, considere que o sugerido é 4g da substância para cada 1.000 litros. Em seguida, é preciso analisar o pH e a alcalinidade. Se for necessário, corrija esses dois parâmetros para deixar a água pronta para receber o cloro.

Observe que a substância funciona melhor com pH básico (acima de 7) e mais rapidamente com o ácido (abaixo de 7). De qualquer forma, é preciso que esteja entre 7,2 e 7,6. Já a alcalinidade deve ficar entre 80 e 120 ppm.
Apesar disso, a quantidade ainda pode variar de acordo com alguns critérios, como:
— Época do ano;
— Intensidade de uso;
— Estado da vegetação do entorno da piscina;
— Reposição da água;
— Frequência de chuvas etc.

Por isso, vale a pena verificar a quantidade de cloro livre — ou seja, que não está combinado com outras substâncias — presente por meio de uma fita de teste. Caso o resultado seja menor que 1 ppm, é preciso adicionar a substância. Seguindo a recomendação de 4g a cada 1.000 litros, faça a adição até que o equilíbrio fique entre 1 e 3 ppm.
Lembre-se de que o ideal, se a quantidade de cloro for pequena, é colocar parte da água em um balde e inserir a substância, misturando com algo plástico. Depois jogue o líquido espalhando pela superfície.

Se a água estiver suja, comece pela limpeza física, inclusive com o uso do aspirador de piscina. Assim, você garante que ela está pronta para receber o cloro e aproveitar a substância ao máximo.

--

--

No responses yet